segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Convertidos a Cristo ou ao Céu?

Rm 8.1 – “Agora pois, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.”


          Falar sobre motivações é algo extremamente difícil em alguns casos, como o da conversão. Isso porque várias são as circunstâncias que nos levam a tomar as decisões que tomamos.


          Muitas vezes, um dos argumentos que leva uma pessoas a pensar um pouco mais sobre Deus, é a possibilidade de passar uma eternidade no inferno. E há algumas pessoas que passam parte da vida (ou até mesmo toda ela) na igreja, ou seguindo algum preceito religioso com medo de ir para o inferno caso falhem em alguma coisa.

          Com freqüência, quando ensino sobre alguma coisa escuto perguntas como “se não fizer isso vou para o inferno?” ou “conheço alguém que não viveu assim, ela foi para o inferno”. Assim, muitas vezes o medo é a mais forte motivação para fazer ou deixar de fazer algo quando o assunto é Bíblia.

          No entanto, não vemos esse tipo de sentimento sendo estimulado na Bíblia, pelo contrário, o sentimento é sempre o de encorajamento, de Amor, de estímulos ao louvor e adoração a Deus.

          A Bíblia é muito clara em afirmar que Deus não deseja que ninguém vá para o inferno, que foi criado para o diabo e seus anjos. Mas também é clara em afirmar sua existência e realidade.

          Assim, a pergunta é: Você se converteu a Cristo ou ao Céu? Quero dizer, você se converteu às verdades ensinada por Cristo e sua motivação é Amá-Lo e Adorá-Lo por quem ele é e faz, ou sua motivação é escapar do inferno?

          No texto que citei acima, Paulo desenvolve um raciocínio onde mostra que o salvo não precisa ter medo, a julgar pelo final do capítulo, de absolutamente nada, porque nada pode nos separar do Amor de Deus, em Cristo Jesus.

          Nosso chamado não é para nos convertermos a um lugar, mas a uma pessoa, Jesus. É preciso verificar interiormente quais as motivações te fazem trilhar o caminho da salvação.

          Medo do inferno fará com que você ofereça o mínimo necessário para sua salvação, adoração a Deus fará com que você dê o seu máximo; medo do inferno fará com que seus pensamentos sejam sempre de “isso leva pro inferno?”, Amor a Deus fará você pensar “Deus ficará feliz ou triste com essa atitude?”; medo do inferno te leva a uma vida de inseguranças e incertezas, compreensão de Deus te leva a uma vida da segurança que diz: “ainda que eu ande no vale da sombra da morte, não temerei...”; medo do inferno faz com que o simples pensamento de estar lá te cause calafrios, confiança em Deus te faz declarar “se faço a minha cama no Sheol ( traduzida em nossas bíblias como abismo, mas uma referência ao infernos) ali estás também”;

          O medo do inferno te leva para o inferno, porque “o verdadeiro Amor lança fora todo medo” e Deus não quer ter alguém eternamente consigo apenas porque lá é o lugar menos pior para se estar, mas porque não há outra pessoa a se adorar, senão o próprio Deus.

          Essa reflexão serve para que você olhe para dentro por um momento. E se você encontrar em si o medo, não entre em pânico e tenha “medo do medo”, mas busque compreender o evangelho de Cristo verdadeiramente, e você descobrirá que a partir dessa consciência os sentimentos que surgirão em você serão os melhores possíveis. Amor, Alegria, Paz, Benignidade, Bondade, Longanimidade, Fidelidade, Mansidão, Domínio Próprio, e outros sentimentos semelhantes é só o que você experimentará a partir de então.

Um comentário:

  1. Verdadeiramente, para ganhar o ceus e evitar o inferno, não basta ser membro de uma igreja, batisado e fiel dizimista; é preciso viver Cristo, tê-lo como único Senhor e Salvador.

    ResponderExcluir