domingo, 28 de março de 2010

"I don't believe in God, but I miss him"

"Eu não acredito em Deus, mas eu sinto a falta d'Ele", foi uma frase dita pelo escritor inglês Julian Barnes, gerando muitos comentários, inclusive esse artigo.

Barnes exprimiu um sentimento geral das pessoas, provavelmente da maior parte da humanidade. Não acreditar em Deus pode se dar de várias maneiras. Há aqueles que não acreditam na possibilidade de haver uma força superior, seja de que espécie for, que rege o universo. Esses são denominados ateus. Há outros que não acreditam em Deus, mas acreditam em algo superior que organiza o mundo em que vivemos, misturando leis físicas com leis espirituais, os Agnósticos. Há ainda os que acreditam na existência de um Deus pessoal, que governa pessoalmente o universo, inclusive cuidando dos seres humanos de forma especial. Esses são chamados Teístas, grupo do qual o Cristianismo faz parte.

Acontece que, dentre os Teístas, inclusive entre os cristãos, há aqueles que não acreditam em Deus. Vou dar um exemplo. Você que lê esse artigo acredita na minha existência, mas se eu disser, inspirado no Peter Pan, que ao pensar em uma coisa boa você pode voar, certamente você não vai acreditar em mim, por considerar impossível realizar o que sugeri. É precisamente assim que acontece com Deus. Muitas vezes você acredita na existência d'Ele, mas não acredita nas coisas que ele falou.

Quando um Cristão deixa de fazer algo que Deus pediu ou ordenou que fosse feito, essa pessoa diz com seus atos que não acredita em Deus. Às vezes porque acha impossível realizar o que ele pediu, outras porque tem medo de fazer o que Deus pediu e ele falhar com Suas promessas. Outras ainda porque não acredita sinceramente na existência do inferno para os desobedientes e acha que no final Deus vai mudar seus planos em relação aos perdidos. Resumindo, qualquer que seja a área da vida que estiver fora da vontade de Deus, não importando o motivo, demonstra que a pessoa não acredita em Deus, no que Ele diz.

No entanto, quando nos afastamos de Deus através da desobediência, nós passamos a sentir sua falta. O Ser Humano, por ser imagem e semelhança da Deus, sente necessidade de entrar em contato com Ele. A ausência de Deus gera um vazio espiritual poucas vezes identificado como tal, sendo raras as vezes, como Barnes, que o homem identifica a origem desse vazio.
Pode ser identificado com sentimento de abandono, com uma certa tristeza, proveniente da falta que Deus faz em sua vida. De fato o sentimento de abandono se dá com razão, uma vez que Deus não tem compromisso com coisas que Ele não planejou em sua palavra.
Se você está como Julian Barnes, não acreditando em Deus, mas sentindo sua falta, reflita sobre sua vida, analisando aquelas coisas que sabe não estar com a vontade d'Ele, tome uma posição de mudar o que precisa ser mudado e ore, confessando seu pecado e pedindo a Deus que passe a fazer parte de sua vida, passando a fazer parte da Vida d'Ele.

Deus nunca se afasta de nós, pois Ele está sempre no mesmo lugar, um lugar de santidade. Nós é que nos movemos em direção a Ele, ou em sentido oposto, mas a decisão é sempre nossa.
DECIDA-SE!!!

7 comentários:

  1. Olá Pr. muito legal seu blog! "I belive in God". Rúbia

    ResponderExcluir
  2. Olá Matheus
    Bacana a ideia do blog é isso aí, vai ser muito bom te visitar

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Isso aí pastor, eu também tenho um, e creio que esse é um excelente meio de divulgação do evangelho, e do que Deus tem feito em nossas vidas, vamos com todo vapor para frente, e que Deus seja conhecido através desse belíssimo trabalho.
    Depois dá uma passadinha no meu:

    http://raylanderalves.blogspot.com

    Um abraço fique com Deus e DeusBençoe!!!

    ResponderExcluir
  4. Mas ah Pr. Matheus!
    Até que enfim li o artigo! kkk
    Mega importante a abordagem!
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Grande amigo, vc fez parte da construção da fé que tenho hoje. Parabéns pela iniciativa do Blog. Dessa maneira continuarei me abastecendo da sua palavra. Abraços, abraços e abraços

    ResponderExcluir