terça-feira, 20 de abril de 2010

Quando Deus diz não

II Coríntios 12 : 7-10

"E para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte.
Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim.
Então Ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.
Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte."

Talvez uma das piores coisas na vida de um cristão é ouvir um não de Deus. De fato, algumas orações feitas não são respondidas, e a Bíblia explica as razões, sejam elas por conta de pedidos egoístas, seja por pedidos fora da vontade de Deus. Mas não importa o motivo, ouvir um não de Deus nos incomoda.

Em meio às nossas orações, alguns pedidos são genéricos, não específicos, muitas vezes pedimos algumas coisas por obrigação como a "Paz em Jerusalém", ou ainda por pedido de algum irmão que nem conhecemos direito e oramos uma ou duas vezes e depois nem buscamos saber os resultados.

Entretanto, algumas coisas pedimos e realmente desejamos receber. São coisas que valorizamos muito, desejamos muito e, se não atendidos, ficamos realmente chateados.

Paulo era um homem que conhecia a mente de Deus e conhecia Sua vontade. Já tivera várias de suas orações atendidas por Deus. Já havia até mesmo visitado o céu ainda em vida. Ele nos conta que que havia algo em sua vida que o incomodava muito, causando-lhe inclusive dor, que ele denomina 'espinho na carne'. Há debate entre alguns Teólogos sobre o que podia ser esse espinho. Alguns pensam em algum tipo de doença, talvez nos olhos, outros pensam que era algum tipo de tentação forte em sua vida. Pessoalmente eu penso que podia ser algum tipo de culpa pelas perseguições que realizara contra a Igreja de Cristo, e que essas lembranças que o acusador lançava em sua mente fazia com que se chateasse muito, sofresse literalmente. Mas independente do que era, Paulo pediu que lhe fosse retirado e Deus disse não.

Certamente que Paulo não entendeu da primeira vez, porque fez o mesmo pedido por mais duas vezes. Mas em momentos de tristezas e decepções podemos extrair grandes ensinamentos. E Paulo fez isso, transmitindo para nós seu aprendizado.

O não de Deus é SEMPRE o melhor para nós, mesmo que cause sofrimento e incômodo. A postura que adotamos ao ouvir o não, normalmente, é de tristeza ou de revolta, chegando até mesmo a um sentimento de abandono, pensando que Deus não está ouvindo. No entanto, Deus sempre ouve seus filhos e os responde, mesmo que de forma negativa. As vezes, nós não queremos ver as respostas negativas e as interpretamos como desdém da parte de Deus.

Confiar em Deus verdadeiramente é entender que sua resposta negativa é motivo de alegria ou aperfeiçoamento para nós, livramento de situações que poderiam nos afetar negativamente para o resto de nossas vidas. Paulo entendeu isso quando disse "sinto prazer nas fraquezas". À primeira vista essa afirmação é completamente louca, mas quando entendemos o Poder de Deus, como Paulo entendia, ao invés de sofrermos duas vezes, com o problema em si e com o não de Deus, passamos a nos alegrar com o não de Deus, e consequentemente nos alegramos pelo sofrimento em si, entendendo que Deus está nos aperfeiçoando, pois "na tristeza Deus transforma o coração do homem, tal como o fogo purifica o ouro". Isso é sinal do Amor de Deus. Deus é Amor e precisamos ver esse Amor em cada situação de nossa vida.

Por isso, quando Deus te disser não, alegre-se, porque certamente o livramento é grande, visto que Deus tem prazer em atender seus filhos. Quando Ele não atende, está deixando de ter um prazer por Amor a nós.

2 comentários:

  1. Ouvir um não é sempre muito difícil... Ficamos imaginando o porque que Deus diria não!Na verdade perdemos muito tempo pensando nisso ao invés de entender que Deus tem sempre o melhor pra nós. Mesmo que seja um NÃO.(que parece ruim no momento)
    Confesso que ainda sofro com um Não de Deus, mas espero entender e ver o amor de Deus em cada situação!

    ResponderExcluir
  2. otimo artigo Matheus, na verdade é desafiador, pois nem todos tem essa coragem para falar do assunto.Mas voce escreve com muita propriedade. Estou sendo muito abençoado com este blog.
    Abraços Deus abençoe

    ResponderExcluir